Páginas

10 fevereiro 2010

Homem de terno xadrez e biblia debaixo do suvaco: Cuidado!

Detesto moralistas! Eles me irritam muito. Fui vitima do moralismo barato, religioso, cruel. Não podia me comover, pois era uma afronta contra eles.

Sempre li jornais. Aliás, lia de tudo, até os murais da igreja onde frequentava. Lembro de duas irmãs Missionárias, de verdade, foram para o continente Africano e acabaram prisioneiras de guerra. Foi um rebuliço total no ambiente igrejeiro protestante e a televisão, jornais do mundo todo noticiavam o fato. Li e fiquei estarrecido, foram para aquele local divulgar, difundir a boa semente.


Mas na época, com 9 anos de idade, ingenuamente comentei com um "tiozão" e como o ambiente religioso produz muita expectativa na vida das pessoas, eu já a trouxe no pacote. Na minha cabeça, o "senhor" poderia ter um comentário mais sutil mas ele disse: "Tô pouco me lixando, elas tem dinheiro! Nós não temos".


Fiquei indignado, revoltado. Após treze anos eu conheço uma das missionárias e sua familia, mas passou. Só que o "ranço" da ignorância "evangélica" atravessa gerações e os figurões vestem o kit - terno xadrez e biblia grande - e assim a vida mediocre segue.


Choram, reclamam, maldizem. Mas a vida lazarenta segue em frente. Falam, batem o peito e enchem a boca ao falar sobre o evangelho. Ridículos!Tenho nojo desse tipo de gente!

Nenhum comentário: