Páginas

14 janeiro 2010

Ramiro Osório Foneseca fala sobre a expansão do ARTeria no SESC Pompéia

por Roberta Dela Noce

No próximo sábado, dia 16 de janeiro, às 11h, o Teatro do SESC Pompeia recebe o professor colombiano Me. Ramiro Osório Fonseca. Articulador na área e diretor dos principais festivais de teatro ibero-americanos, é diretor geral do ARTeria – rede internacional de centros culturais voltada a promoção de diferentes linguagens artísticas e ao desenvolvimento de novos públicos. Na ocasião, Fonseca apresentará este projeto, sua missão e seus planos de expansão na América Latina, assim como possíveis parcerias no país.

O projeto ARTeria está vinculado ao SGAE [Sociedad General de Autores y Editores], entidade com base na Espanha dedicada à defesa dos direitos de propriedade intelectual de seus mais de 90 mil sócios e três milhões de obras, entre textos de dramaturgia, coreografias, composições musicais, filmes e produções para TV. A SGAE possui 13 sedes e uma rede com 200 representações na Espanha, além de contar com delegações próprias na Argentina, Brasil, Cuba, EUA, Japão e México, tornando-se a entidade líder em repertório latino-americano.

ARTeria configura-se como uma rede internacional de espaços culturais polivalentes voltados para a promoção de diferentes linguagens artísticas e o desenvolvimento de novos públicos. Seu objetivo principal é a promoção e formação de novos autores, contribuindo para a internacionalização do autor/criador e de suas obras, com o estímulo à preservação e recuperação do patrimônio histórico e o apoio à criação, produção, promoção, distribuição e consumo dos diversos conteúdos culturais geridos pela SGAE.


Sobre Ramiro Osório Fonseca:

Professor de Língua Espanhola na Universidade de Guanajuato [México], com tese laureada sobre Metodologia de Teatro Latino-Americano Contemporâneo. É professor e diretor de Teatro na Universidade Javeriana, de Bogotá [Colômbia] e da Universidade de Guanajuato [México], sendo por diversas vezes conferencista internacional.

Diretor Geral da ARTeria desde março de 2009, foi diretor de Cultura da Secretaria Geral Ibero-Americana em Madri [Espanha] e Ministro da Cultura na Colômbia. Também foi diretor de diversos festivais e mostras internacionais de cultura, dança e teatro, além de consultor da Corporação Andina de Fomento na Venezuela.

Participou e faz parte de inúmeros comitês técnicos de diversas instituições culturais em todo o mundo. Participou de diversos júris artísticos e de arquitetura teatral em Cuba, México e Espanha.

Dirigiu na Colômbia, México e em países da América Central mais de trinta obras teatrais de autores clássicos e contemporâneos, como: Bertolt Brecht, Cesar Rengifo, Vicente Huidobro, Jean Cocteau, Manuel José Arce, Edward Albee, Carlos José Reyes, María Clara Machado, Enrique Buenaventura, August Strindberg, Saúl Ibargoyen, Guillermo Schmidhuber, Rodolfo Santana, Vicente Leñero, A.R. Gurney, Terrence McNally, Manuel Puig, entre outros, assim como obras de criação coletiva.

Serviço: SESC POMPEIA REALIZA ENCONTRO COM RAMIRO OSÓRIO FONSECA NESTE SÁBADO
Dia 16 de janeiro de 2010. Sábado, das 11h às 13h.
Teatro [ar condicionado - acesso para deficientes - não temos estacionamento]
Capacidade: 358 lugares. Classificação indicativa: 12 anos
Grátis. Retirada de convites na bilheteria da Unidade, a partir das 10h, no dia 16/01.

SESC POMPEIA
Rua Clélia, 93
Telefone: (11) 3871-7700

Para informações sobre outras programações: 0800-118220 ou acesse o portal: www.sescsp.org.br

Nenhum comentário: