Páginas

16 janeiro 2010

Bandas independentes? Publicitária lança pergunta aos seguidores do twitter

Redes sociais é algo muito interessante. Através delas fiz grandes amizades, fechei negócios,entrevistas e conheci grandes parceiros de caminhada. Ontem, às 13h30, Fabiana Gama, publicitária, redatora, lançou uma pergunta super interessante no twitter:


"As bandas independentes na verdade, são independentes de quem?"
Respondi, como músico, apreciador e crítico. Fiz questão de explanar um pouco, nas entrelinhas, o pensamento de Thedore Adorno, especialmente no capítulo sobre os efeitos da indústria cultural. E você? Responda: As bandas são independentes? De quem? A questão é clara, não depende de gravadoras, mas tem dinheiro e há algum "mecena" por trás dessa história?
Sugiro que utilizem o campo de comentários para responder essa pergunta. Só reforçar que o debate é valido também para o universo gospel pois há alguns trabalhos independentes e algumas confusões em vista.
No aguardo das respostas!

2 comentários:

Unknown disse...

A questão é realmente intrigante e rende pano pra manga... Por trás desse rótulo de independente tem muita coisa escondida e é justamente isso que eu queria conhecer, debater e entender, afinal, tudo na vida é aprendizado. Sou super fã de algumas bandas independentes, inclusive já produzi algumas delas o que me rendeu um ponto de vista. Tem o lado fácil e o difícil de produzir essa galera, o bom é que eles possuem um grupo fiel e apaixonado de seguidores,não é modismo é empatia e admiração mesmo, além disso, muitos já fazem um trabalho massivo de divulgação na nete, o que facilita um pouco. Já o lado difícil é a falta de apoio de outros setores da sociedade fora os fãs e tem também um pouco de preconceito por parte de quem não os conhece. É complicado pq a gente rala muito, tem pouco apoio e no fim ainda tem muita gente que sai falando que produtores são mercenários que ganham horrores, bem não é assim que funciona, pelo menos não para todos, pelo menos não para os que produzem bandas independentes (lembrando que isso não é regra ok). É isso, dei umas fugidas do assunto, mas esse é o lado sobre o qual posso falar, vamos interagir e conhecer todos os lados dessa pirâmide agora.
Abraços!

Luís Delcides disse...

com certeza!!! Inclusive já tem alguns cantores independentes que lançaram suas gravadoras e tem um trabalho muito legal aqui em São Paulo chamado Mendigo Records, onde é possível baixar música instrumental de qualidade e sem custo algum! Acesse www.mendigorecords.org

abs,