Páginas

01 dezembro 2009

Muralhas humanas:edificações para defender-se dos "invasores"

Portas são importantes para fechar, preservar algo e dar sensação de privacidade. Já, os muros, delimitam uma propriedade, demarcam o território e limitam o acesso das pessoas a um determinado lugar.
Bom, até o momento foram duas definições para objetos e propriedades. Mas o assunto não é esse! As duas situações foram apenas para descrever um pouco sobre as pessoas, os humanos em geral.
Pessoas também tem muros. "Mecanismos de defesa" , tão citados por Stuart Mill. Quem não se lembra das aulas de sociologia onde o professor entregava uma lista com as principais estratégias de um cidadão comum?
Tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas on line. Aliás, esse universo da internet é muito estranho, esquisito! Sim, de um modo geral as pessoas estão estranhas, defensivas. O medo faz presente, a dinâmica da "auto-preservação", uma transa e nada mais. Tá esquisito.
Pode soar como um romantismo piegas, mas o "não me toques" está tão acentuado na vida de um ser humano, os valores e a renda mensal parecem ser os "filtros" para uma relação a dois. Tem muita gente com medo! Sim, muitos medrosos espalhados por esse mundo a fora.

Nenhum comentário: