Páginas

14 dezembro 2009

Alagadiço, pobreza e vergonha!

Jardim Pantanal, Zona Leste. Próximo a São Miguel Paulista. As margens do Rio Tietê, casas simples, gente humilde, mal instruída e sem um olhar crítico. Apenas a boa vontade e o desejo de ter algo na vida: uma casinha própria.
Ao ver as imagens pela TV Record durante a tarde de sexta-feira, haviam inúmeras casas alagadas e moradores sob riscos de doenças e o poder público há muitos anos não resolve a situação daquelas pessoas .
Passaram várias administrações, prefeitos, partidos e o Jardim Pantanal e aquelas populações desprezadas da antiga linha Variante da Central Do Brasil, continuam em situação calamitosa.
Agora vocês me perguntam: Porquê variante da Central do Brasil? Senta,que lá vem história:
Há muito tempo atrás, quando existia a Rede Ferroviária Federal, ela criou uma linha Variante a Central do Brasil, que ia da antiga Estação Roosevelt e seguia pelos bairros da Penha, Eng Goulart, Ermelino Matarazzo, São Miguel, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Poá e termina em Calmon Viana. Quem quisesse seguir para Mogi, tinha que fazer o transbordo (baldeação ou troca de trêm, para quem não sabe!) para seguir para Suzano e Mogi das Cruzes.
Enfim, "tucanizaram" a linha. Agora é a linha 11- Coral. Lindo! perfeito! algumas estações reformadas, tá super bonito. Mas a miséria mora ao lado,o descaso continua em meio ao lado leste da Paulicéia. "Não há nada de novo debaixo do sol", como diz o sábio Salomão.

A miséria toma conta deste país. É a exploração imobiliária, o dependente do automóvel. Muita pobreza para um lugar com tantas riquezas naturais como o Brasil. Gente com problema de coluna poderia caminhar mais, mas o que vejo é pessoas usarem o carro como extensão do próprio corpo e os governantes pouco interessados na qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário: